Quem Somos

NOSSA HISTÓRIA

O CURSO

O Curso Prof. Luiz Carlos iniciou suas atividades em 1983. "Esta ideia surgiu quando me preparei para o concurso de Promotor de Justiça, em 1968. Nessa época, os concursos não mencionavam sequer as disciplinas e o Direito era avaliado em toda a sua amplitude", costumava contar o professor Luiz Carlos, fundador do Curso, já falecido. Nossos primeiros professores foram Ronaldo Botelho, Luiz Eduardo Roncaglio, Telmo Cherem, dentre outros, que muito contribuíram para os primeiros passos desta já longínqua caminhada.

Com essa experiência, somada ao fato da inexistência de cursos preparatórios para concursos jurídicos no Paraná, o professor Luiz Carlos iniciou, no Studium Theologicum, situado na Avenida Getúlio Vargas, a primeira turma para o concurso do Ministério Público. Com dez disciplinas em sua grade curricular, o curso era ministrado à noite e, logo de início, mostrou sua eficiência. “Dos nove aprovados no concurso, sete eram do curso, inclusive o primeiro lugar, o Professor Luiz Renato Andretta", lembra o professor.

Apesar de ser um local propício, com amplas salas e capacidade para mais de 100 pessoas, o Studium não podia ser locado por um longo período, já que era o local de reuniões das pastorais e cursos da Paróquia Sagrado Coração de Maria. "Um dos maiores problemas que enfrentávamos era a locação das salas de aula, à medida que eram publicados os editais dos concursos", conta.

Nos primeiros anos, o Curso Prof. Luiz Carlos preparava poucas turmas, uma ou duas por ano e, dessa forma, vários locais foram utilizados. Assim, o Curso esteve no anfiteatro do Hospital de Clínicas, depois no primeiro andar do prédio da Confederação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (Fetraconspar), e no prédio do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, onde, por duas vezes, as aulas foram ministradas.

Mesmo com a vasta experiência no magistério o Professor Luiz Carlos, que lecionava desde 1962, administrar o Curso e se tornar empreendedor foi um grande desafio. No magistério atuou, no início, no ensino fundamental e médio, como professor de Português. Depois, ministrou a disciplina de Direito Usual e, posteriormente, Direito Penal na PUCPR, na Faculdade Direito de Curitiba e na Academia Policial do Guatupê, por cerca de 15 anos. "Os gastos eram altos, o que dificultava o equilíbrio financeiro", relembra. Para solucionar a questão, procurou parceria com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e as Faculdades de Direito (PUCPR e Curitiba) que, na época, não demonstraram interesse.

O Curso Prof. Luiz Carlos já esteve locado na Rua João Gualberto em dois números - no 1.740 e no 953 - no auditório da Escola Estadual Professor Brandão. No centro, as aulas foram realizadas no Círculo de Estudos Bandeirantes. Também esteve no antigo prédio do Colégio Santa Maria, na Rua XV de Novembro, 904, por cinco anos, e em três salas da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Antes de se mudar para o atual endereço, em 1998, na Rua Voluntários da Pátria, 103, 1.º andar, o Curso também esteve localizado no Instituto de Educação do Paraná e no Prédio do Colégio São José, na Praça Rui Barbosa. "Como estivemos em vários endereços, as turmas anteriores a 98 se identificam com nosso Curso nos locais onde as aulas foram ministradas. Muitos ex-alunos, hoje Magistrados, Promotores de Justiça, Promotores do Estado, Juízes Federais, Delegados de Polícia passaram por congressos e seminários feitos por nossa equipe", relembra.

Com grande aprovação em todos os concursos, a partir de 1991 o Curso Prof. Luiz Carlos passou a desenvolver preparatórios extensivos, que abrangem as disciplinas comuns a todos os concursos, com turmas no primeiro e segundo semestres. "Esses preparatórios, cuja duração é de cinco meses, servem de base para concursos na área jurídica. O Curso oferece também módulos de diversas disciplinas para concursos específicos. Ampliando sua atuação, em 1995 o Curso Prof. Luiz Carlos começa a preparar bacharéis para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB -, o chamado Exame de Ordem".

O Professor Luiz Carlos dizia que o interesse dos alunos foi o que sempre motivou a dar sequência ao trabalho. “Como havia sempre a procura pelo Curso, conseguimos dar continuidade às aulas". Após 32 anos de exercício funcional no Ministério Público requereu aposentadoria e passou a se dedicar integralmente à administração do Curso.

Em agosto de 2007, com a morte do Prof. Luiz Carlos, seu legado foi deixado para seu filho Henrique Arns de Oliveira, que assumiu o Curso como diretor geral. Neste ano tiveram início as primeiras atividades do Ensino a Distância (EAD) e a estruturação para as Unidades Licenciadas. No ano seguinte, em 2008, houve a consolidação do EAD para os cursos Preparatórios da OAB e o início da primeira turma da Pós-Graduação em Direito Contemporâneo.

Com o sucesso que foi obtido nas turmas da Pós-Graduação em Direito Contemporâneo, em 2009 o Curso Prof. Luiz Carlos inaugurou a sua primeira turma de Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo e Mercado, com uma proposta totalmente inovadora no mercado jurídico, envolvendo conteúdo, a prática e estudos de casos. Houve neste ano, no dia 8 de dezembro, o início das transmissões ao vivo das aulas pela internet, para o curso preparatório para a Magistratura Estadual do Paraná. Dos 15 aprovados, 13 eram do Curso, inclusive os 7 primeiros colocados.

 O ano de 2010 marcou a consolidação das aulas online exclusivamente para o Ensino a Distância (EaD), com transmissões ao vivo. Em 2011, com os cursos de Pós-Graduação consolidados, teve início a turma de Direito Civil e Direito Processual Civil.

O EaD entrará em uma nova fase até o final de 2011 dentro do Curso Prof. Luiz Carlos. É que até então a gestão das aulas pela internet era feita por empresas terceirizadas. No entanto, agora todo o processo será realizado diretamente no Curso, o que dará maior segurança e agilidade às atividades.

Ainda em 2011 o Curso Prof. Luiz Carlos criou um novo conceito para a sua Rede de Unidades Licenciadas, uma verdadeira quebra de paradigmas em relação ao que o mercado praticava. Para saber mais acesse AQUI.

Os desafios para os próximos anos é consolidar o projeto “LUIZ CARLOS nas FACULDADES” (conheça AQUI mais detalhes deste projeto), e levar as suas três áreas de Pós-Graduação para o EaD.

Atualmente o Curso ministra aulas presenciais nos períodos da manhã, tarde e noite e, ainda, pela internet (online) e nas Unidades Licenciadas, por meio de atividades telepresenciais. Todas essas atividades preparam os candidatos aos concursos jurídicos e não jurídicos, de nível superior e técnico, tanto para as provas teóricas e práticas quanto para a oral, além dos cursos de Pós-Graduação e avançados de aprofundamento jurídico, válidos como atividade complementar para acadêmicos e profissionais.

 A cada ano, com você integrando as nossas turmas, iniciamos uma nova história de sucesso. O seu esforço, dedicação e persistência, aliados à experiência e apta qualificação dos nossos professores na área de concursos jurídicos, constroem a magia do ensinar e do aprender. Venha estudar conosco!